|| Para ti que és mulher
«Eu dona de mim, se eu fiz é porque estava afim.»
Foram vários os dias que foram considerados o «Dia da Mulher» no passado. Hoje, dia 8 de março, é comemorado o dia internacional da mulher. No entanto, é pena que não seja realmente internacional.
As lutas de género sempre existiram e continuam a existir, mas para termos um dia oficializado foi preciso muita luta e sofrimento que, infelizmente, muitos se esquecem.
Tu que és mulher, sabias que no nosso país, nas cerca de mil e uma ruas de Portugal, só cerca de 15% têm o nome de mulheres? Claro que não estou a dizer que se devia mudar o nome das ruas. Este é apenas um exemplo para refletir sobre o papel da mulher ao longo dos anos no nosso país.
Ser mulher é, obviamente, vestir-nos bem só para mostrar que realmente nos sabemos vestir bem. É um facto, está na nossa natureza. Mas, no entanto, ser mulher é muito mais que isso!
Mulher é respeito, mulher é ter sonhos, é ter objetivos para hoje, para o amanhã e para a vida. É ter a capacidade de mudar, de mudar-nos a nós mesmas e influenciar de bom grado aqueles que nos rodeiam a fazê-lo também. Ser mulher é equilibrar-nos entre a independência e a intimidação e mesmo assim ganharmos vida.
Tu que és mulher, podes tudo, porque não tentar conquistar o mundo?!
Tu que és mulher, não deixes em momento algum que te inferiorizem, tens direitos, luta por eles, seja de que forma for.
Tu que és mulher, não vás em «ondas», tens a tua personalidade, porque não expô-la ao mundo?!
Tu que és mulher, não faças coisas só porque sim, para agradecer os outros ou porque é o suposto. Faz tudo em função de apenas uma pessoa, e exclusivamente de uma pessoa: de ti.
Para ti que és mulher, AMA-TE, acima de tudo e antes de tudo. Antes de amares seja o que for, ama-te a ti. Ama-te da melhor forma que sabes. Ama-te para seres o grande amor da tua vida. Ama-te para aprenderes a viver. Precisas de te amar, para que quem venha te ame com respeito.
Tu que és mulher, tu consegues isso que estás aí a pensar, és muito mais forte do que aquilo que te pintam. E não deixes, em momento algum, que te façam pensar o contrário.
Todas somos diferentes por isso é que juntas movemos montanhas.
Para ti que és mulher, não uses isso a teu favor como desculpa para tudo, mas sim como forma de conquistares o mundo.
Comments