NICHOLAS SPARKS || Cada suspiro teu
Atualizado: 22 de nov. de 2020
«Desconfio que a maioria das pessoas tem uma sensação persistente de E se tivesse seguido o meu coração?, e não há forma de saber a resposta. Afinal de contas, uma vida é apenas uma série de pequenas vidas, cada uma delas vivida um dia de cada vez, e cada um desses dias tem escolhas e consequências. Peça a peça, essas decisões ajudam a formar as pessoas que nos tornamos.»
![«Desconfio que a maioria das pessoas tem uma sensação persistente de E se tivesse seguido o meu coração?, e não há forma de saber a resposta. Afinal de contas, uma vida é apenas uma série de pequenas vidas, cada uma delas vivida um dia de cada vez, e cada um desses dias tem escolhas e consequências. Peça a peça, essas decisões ajudam a formar as pessoas que nos tornamos.»](https://static.wixstatic.com/media/07a502_4d9ce8e488f949f18b4eb98c3dc559d8~mv2.jpg/v1/fill/w_640,h_800,al_c,q_85,enc_auto/07a502_4d9ce8e488f949f18b4eb98c3dc559d8~mv2.jpg)
«Queria que as pessoas soubessem que muitas vezes o amor está à espreita, pronto para desabrochar quando menos se espera.»
Cada suspiro teu é o mais recente romance de Nicholas Sparks. Neste livro somos presenteados com uma narrativa nunca antes vista por parte do escritor.
Tudo começa com a visita do próprio escritor a uma caixa de correio - Alma Gémea - situada em Sunset Beach, na Carolina do Norte. Esta caixa de correio destina-se a todos aqueles que queiram deixar os seus pensamentos em papel ou, simplesmente, a quem queira dar uma vista de olhos pelas palavras daqueles que nunca viram. Neste sentido, curioso, o escritor foi à descoberta de Alma Gémea e ficou deliciado com as palavras e desenhos de alguém que, em poucas folhas, retratou um grande amor.
Na busca por mais informação, Nicholas encontra uma das personagens desse amor que, após longas horas de conversa e algumas alterações óbvias, resultaram nesta linda história de amor.
«As recordações são uma porta para o passado e, quanto mais as valorizarmos, mais a porta se abrirá.»
Portanto, testemunhamos a história de Tru e Hope.
De um lado temos Tru Walls, um guia de safaris em Zimbabué. Do outro lado temos Hope Anderson, uma enfermeira na Carolina do Norte. A existência de cada um levou ao momento em que se cruzaram em Sunset Beach.
Estamos perante o poder do destino. E a praia que os uniu acaba por ser aquela que os vê partir para os sítios onde sempre pertenceram. Contudo, a vida é feita de escolhas e há escolhas que nos pesam para sempre.
«(...) nunca senti que era apenas metade de alho melhor. Até tu apareceres. E quando te conheci, compreendi que andei a enganar-me e senti a tua falta durante todos estes longos anos.»
Este é um livro maduro com Q de reflexivo, mas obviamente, com o típico cliché que se espera do autor.
Neste livro tudo acontece demasiado rápido e ao fim de pouco mais de um dia as personagens estão completamente apaixonadas, o que pode levar a uma certa confusão por parte dos leitores mais cépticos. No entanto, quando pegamos num livro de Nicholas Sparks já devíamos estar preparados para ser bombardeados com uma história intensa.
Efectivamente, estamos perante uma história bem construída que nos prende, com personagens envolventes, que se lê num trago, mas paradoxalmente se quer ler devagar para apreciar cada palavra.
«O filósofo chinês Lao-tzu disse que ser profundamente amado por alguém dá força e amar profundamente alguém dá coragem.»
«Tristeza é o preço que pagamos sempre pelo amor. (...) É a natureza das coisas.»
Kommentare